Ao longo do tempo, o Brasil passou por diferentes formas de governo.
A Monarquia, ou Império, foi o período em que o Brasil foi governado por imperadores (reis).
O Brasil tornou-se uma monarquia com a Proclamação da Independência, em 7 de setembro de 1.822, quando deixou de ser uma colônia de Portugal.
O Período Imperial no Brasil teve três fases:
- PRIMEIRO REINADO - Período em que o Brasil passa a ser governado pelo seu primeiro imperador Dom Pedro I. Neste período, Dom Pedro cria a primeira constituição brasileira (Carta Magna), mas ele se torna um governante autoritário e muitos conflitos começam a acontecer em vários Estados brasileiros. Por esse motivo, ele resolve abrir mão da sua coroa em favor do seu filho Pedro, de apenas 5 anos, e vai embora do Brasil no ano de 1.831.
- PERÍODO REGENCIAL - Neste período, o governo do Brasil fica nas mãos de homens de confiança de Dom Pedro, que ao mesmo tempo em que governam, cuidam da educação de seu filho Pedro, para que ele, ao crescer, se torne o seu sucessor, como imperador do Brasil. Neste período também ocorrem muita insatisfação da população, e depois de várias trocas de governantes, e muitas revoltas pelo país, eles promovem um fato que ficou conhecido como "golpe da maior idade", pois decidem declarar Pedro maior de idade, aos 14 anos, e assim, ele é coroado como Segundo Imperador do Brasil. Este fato aconteceu em 1840.
- SEGUNDO REINADO - Este período foi o mais longo do Brasil Império, pois Dom Pedro II governou durante 49 anos, quase meio século, até o ano de 1.889. O segundo reinado foi uma época de grande progresso e crescimento para o Brasil, com o fortalecimento do exército e da marinha, início do plantio de café, construção das estradas de ferro, chegada dos imigrantes para trabalho assalariado, nas indústrias que surgiram neste período, e avanço tecnológico com a chegada dos navios de vapor, telégrafo e primeiros aparelhos telefônicos. Foram criadas várias leis que favoreceram os escravos, pois Dom Pedro II era contrário à escravidão. Entre elas a proibição da chegada de novos escravos no Brasil (Lei Eusébio de Queirós), a Lei do Ventre Livre e a Lei Sexagenária. Porém, o grande marco do segundo reinado e que muito contribuiu para seu fim, foi a abolição da escravidão no Brasil, com a Lei áurea, em 1.888, assinada pela Princesa Isabel. O Segundo Reinado terminou em 1.889, com a proclamação da República. A família Real teve que deixar o BRasil e voltar para a Europa. O Brasil passou então, a ser governado por um Presidente da República.
Primeiro Reinado:
Período Regencial:
Segundo Reinado:
Comments