O Dia da Mulher não é uma data comemorativa criada pelo comércio, apenas com o objetivo de vender presentes. O dia 8 de Março, em que se comemora em vários países, o Dia Internacional da Mulher, é uma data marcada por lutas e alguns acontecimentos tristes, onde muitas mulheres sofreram e algumas até perderam a vida, tentando conquistar o direito à igualdade, respeito e justiça.
Uma das lendas a respeito da origem do Di da Mulher, fala sobre uma greve ocorrida numa fábrica de tecidos de Nova York (Estado Unidos), onde mais de cem operárias que lutavam por melhores condições de trabalho, morreram num incêndio, trancadas dentro da fábrica.
Quando a mulher começou a trabalhar fora de casa, como nas indústrias, elas recebiam salários bem menores que os homens, para fazer o mesmo trabalho, e algumas vezes trabalhavam muitas horas a mais que eles. A jornada de trabalho naquela época chegava a mais de 12 horas diárias.
Foi preciso muita luta e muita união das mulheres, ao longo dos séculos e em todo o mundo, para que conquistassem direitos como o de votar, de ocupar cargos importantes na política, serem tratadas com respeito e dignidade.
No Brasil, a Lei Maria da Penha foi uma importante conquista feminina, contra os casos de maus tratos e violência doméstica.
VAMOS CONHECER ALGUMAS CONQUISTAS DAS
MULHERES NO BRASIL E O ANO DESSAS CONQUISTAS:
- Direito ao voto - Em 1.932.
- Direito à Licença Maternidade - Em 1.943.
- Delegacia da Mulher - Em 1.985.
- Lei Maria da Penha - Em 2.006.
Comments