O folclore brasileiro é resultado das lendas, costumes, personagens folclóricos, festas e ditados que fazem parte da cultura nacional. É formado pelas histórias e mitos que ajudaram a construir o imaginário popular.
Foram os portugueses, indígenas e africanos que contribuíram para criar essa grande variedade cultural no Brasil. Atualmente o país é reconhecido por ter um rico folclore, com manifestações variadas e presentes em todas as regiões.
Veja alguns exemplos de manifestações do folclore brasileiro:
· Festa Junina;
· Carnaval;
· Samba;
· Maracatu;
· Medicina Popular (remédios caseiros);
· Capoeira;
· Bumba meu Boi;
· Brincadeira de soltar pipa, pular corda, Amarelinha, etc...
Lendas e Mitos
As lendas são histórias não reais, criadas pelos povos e contadas de geração a geração. Os mitos são personagens sobrenaturais, como deuses e monstros, citados em histórias, muitas vezes, contadas de forma exagerada e sobrenatural.
As lendas são uma parte muito importante do nosso folclore, que tornaram conhecidos na cultura popular personagens e mitos surgidos das três culturas que influenciaram a formação da cultura brasileira: O índio, o africano e o português.
Veja alguns desses personagens:
· Saci-Pererê: entidade do folclore conhecida por ser muito travesso. O Saci é um menino negrinho conhecido por realizar travessuras contra viajantes e moradores da zona rural. Possui uma perna e utiliza um gorro vermelho.
· Boitatá: cobra de fogo que, na lenda, atacava aqueles que incendiavam a floresta.
· Curupira: Entidade da floresta que é menino, possui cabelos vermelhos e os pés ao contrário (com os calcanhares para frente). Era uma espécie de protetor da floresta que aterrorizava aqueles que a destruíam.
· Boto cor-de-rosa: ser muito conhecido do folclore amazônico que, na lenda, transformava-se em um homem sedutor que frequentava festas, seduzindo e engravidando mulheres solteiras.
· Mula sem Cabeça: na tradição popular, mulheres que se deitavam com sacerdotes religiosos poderiam ser amaldiçoados e transformar-se em uma mula que galopa soltando fogo pela cabeça e assombrando aqueles a quem encontra.
Crenças e Superstições
Por sua origem popular, as crendices e superstições também formam o folclore de um povo.
São muitas as superstições e crendices do folclore brasileiro.
Entre elas, acredita-se que dá azar passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho ou cruzar com um gato preto na rua. Muita gente também teme as sextas-feiras que caem no dia 13.
As superstições, porém, não dizem respeito somente a azar. Insetos como a joaninha e o louva-a-deus são vistos como portadores de boa-sorte. Fazer pedidos quando se vê uma estrela cadente, jogar moedas numa fonte, achar um trevo de quatro folhas ou pular sete ondas no ano novo, são símbolos de sorte e de realização de desejos.
Parte importante de nossa cultura popular está na culinária brasileira, com pratos apreciados no mundo inteiro, como a feijoada, o acarajé, vatapá, baião de dois, pé-de-moleque, bolo de rolo, cocada, pamonha e canjica, entre muitos outros pratos.
Os Provérbios e Ditados populares são frases curtas que têm a função social de aconselhar e advertir, ou transmitir ensinamentos. Alguns deles possuem rimas, recurso que facilita a memorização.
Vamos conhecer alguns:
· Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.
· A pressa é a inimiga da perfeição.
· Antes só do que mal acompanhado.
· As aparências enganam.
· A voz do povo é a voz de Deus.
· Cavalo dado não se olha os dentes.
· De grão em grão, a galinha enche o papo.
· Deus ajuda quem cedo madruga.
· Deus escreve certo por linhas tortas.
· Gato escaldado tem medo de água fria.
· Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
· Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
· A esperança é a última que morre.
Comments