top of page
Buscar
Foto do escritorTia Sil®

A Colonização do Brasil


Depois do descobrimento, o Brasil passou a pertencer a Portugal. Nosso país tornou-se uma colônia de Portugal. Chamamos de colônia, uma terra ocupada por pessoas que vieram de outro país.

A colonização do Brasil, ou seja, sua ocupação pelos portugueses, começou em 1.530, ou seja, 30 anos depois do descobrimento das terras, quando só então, o Rei de Portugal enviou para cá uma expedição, ou seja, navios com vários homens que vieram ocupar e cuidar das terras, assim como explorá-la, retirar riquezas para enviar pra Portugal. Quem comandou essa expedição foi o militar Martin Afonso de Souza.

Os portugueses trouxeram para o Brasil muitos animais domésticos, sementes de alimentos para serem plantadas aqui, e também muitos instrumentos de trabalho. Vieram pessoas para morar nas terras brasileiras, procurar riquezas como ouro, metais e pedras preciosas, madeira de valor, como o pau-brasil, e expulsar invasores estrangeiros, como os franceses, que estavam roubando o pau-brasil das terras brasileiras.

Em 22 de janeiro de 1.532, Martim Afonso fundou a primeira Vila do Brasil, a Vila de São Vicente, que hoje é uma cidade do Estado de São Paulo.

Em São Vicente foram plantadas as primeiras mudas de cana-de-açúcar, o que fez com que a Vila de São Vicente prosperasse muito, produzindo açúcar que era levado para Portugal e vendido para outros países.

Em 1.533, Martim Afonso de Souza voltou para Portugal e deixou em seu lugar, outras pessoas, para cuidar das terras brasileiras.


Exercício


1. Por que o Brasil se tornou uma colônia de Portugal?


2. Em que ano chegou a primeira expedição colonizadora e quem a comandou?


3. Qual eram os objetivos desses colonizadores, ou seja, que missão eles teriam que cumprir aqui no Brasil?


4. Qual a primeira Vila criada no Brasil, onde ela ficava e em que ano foi fundada?


5. Qual a primeira atividade praticada pelos portugueses que gerou riquezas para Portugal

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page