Também conhecido com etilismo, o alcoolismo é o nome dado à dependência de álcool. Pessoas que sofrem desse mal costumam ter compulsão por bebidas alcoólicas, dificuldade em parar de beber, e, ao longo do tempo, desenvolvem doenças provocadas pelo consumo exagerado de álcool, que podem levar até a morte.
O alcoolismo é considerado pela OMS (Organização Nacional de Saúde) como uma doença psiquiátrica, pois a dependência do álcool, muitas vezes, puramente psicológica, pois muitas pessoas conseguem beber esporadicamente, sem muitos problemas.
O álcool produz um efeito duplo no nosso organismo, já que, no começo, produz uma grande sensação de satisfação e alegria, porém, mais pra frente, produz visão embaçada, dificuldade de coordenação, náuseas, vômitos, dor de cabeça e até depressão.
A longo prazo, o consumo de álcool causa dependência (vício), danos cerebrais, dificuldade de concentração, perda de memória, tremores, problemas de relacionamento, agressividade,, além de causar doenças como gastrite, hepatite, cirrose, infarto, entre outros males.
O consumo de álcool na gravidez pode causar sérios problemas ao bebê, como:
Retardo do crescimento, má formação do coração, do crânio, fígado, rins, dos olhos e até retardo mental.
Comments