top of page
Buscar
Foto do escritorTia Sil®

Aniversário de Recife e Olinda

Atualizado: 13 de mar. de 2023



O aniversário de Recife, Capital de Pernambuco, comemora-se em 12 de março. Nesta mesma data, Olinda, chamada de cidade-irmã, também completa anos. Isto porque, a história das duas cidades vizinhas foi se construindo juntas.

Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, em 1.500, ele se tornou uma colônia de Portugal. Ou seja, uma terra que pertence a outro país, e fica fora dele. Daí, o Rei de Portugal resolveu dividir essa terra imensa em pedaços menores, e mandar colonizadores, que eram homens que viriam morar no Brasil e tomar conta dessas terras. Esses pedaços de terra em que o Brasil foi dividido foram chamados de capitanias. Foram 15 pedaços ou lotes, e um desses lotes se chamou Capitania de Pernambuco. Os donos desses lotes foram chamados de donatários.

Recife e Olinda eram terras vizinhas, localizadas na capitania de Pernambuco, onde os portugueses habitaram e formaram suas vilas.

A capitania de Pernambuco foi entregue ao donatário Duarte Coelho, para que ele viesse morar aqui e cuidar dessas terras, plantar, descobrir riquezas e dar lucros para o rei de Portugal.

Duarte Coelho Pereira, ao chegar em nossas terras em março de 1.535, encantou-se pela paisagem e beleza natural de Olinda, e a escolheu para morar e ser sede do seu governo. Dizem até que o nome da cidade veio de uma frase dita por ele, ao contemplar a paisagem, que era mais ou menos assim: "Oh, linda região para se construir uma cidade!"

Dois anos depois da chegada de Duarte Coelho à Pernambuco, em 1.537, o Rei de Portugal enviou um documento doando a ele a posse das terras da capitania. Este documento é chamado de Carta foral.

Esta carta também falava do Recife, que naquela época, não passava de um pequeno porto de onde chegavam e saiam navios, habitado por pescadores e trabalhadores locais. Nesse tempo o Recife era conhecido como Ribeira Marinha dos Arrecifes. E foi justamente por causa dos arrecifes, aquelas enormes paredes de pedra, encontradas em nossas praias, que a cidade recebeu esse nome.

Então, o ano de chegada de Duarte Coelho a Olinda, serviu como ano de nascimento dessa cidade, e a chegada da carta que também falava do porto do Recife, passou a ser o ano do nascimento da nossa cidade. AS duas, com dia de aniversário 12 de março.

Por isso, Olinda é considerada dois anos mais velha que o Recife, completando este ano de 2023, 488 anos, e Recife, mais nova, completa 486 anos.

A história dessas duas cidades, foi construída como uma só história. Momentos de luta e algumas vezes até de rivalidade, mas hoje, as irmãs se completam em beleza, em cultura e união do seu povo. Recife, se tornou a capital do nosso Estado de Pernambuco, e Olinda, é famosa no mundo inteiro pelas suas ladeiras, sua beleza e seu carnaval . Parabéns Recife e Olinda!

241 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page