Os portugueses chegaram ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.
Chegaram numa esquadra formada por 15 caravelas e cerca de 1500 homens, comandados por Pedro Álvares Cabral.
Partiu de Portugal, a caminho das Índias, a pedido do Rei Dom Manuel, em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias como cravo, canela e gengibre.
No dia 22 avistaram um monte, que recebeu o nome de Monte Pascoal. Os nomes dados a terra descoberta foram Ilha de Vera Cruz e depois, Terra de Santa Cruz. O nome definitivo, Brasil, só veio alguns anos depois, devido a quantidade de pau-brasil encontrado no litoral.
A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. Este é um importante documento histórico para o Brasil e para o mundo!
Durante os dias em que ficaram no Brasil, os portugueses fizeram contato com os índios nativos. Apesar do choque entre as diferentes culturas, trocaram objetos e cortesias pacificamente.
Frei Dom Henrique Soares celebrou a primeira missa no dia 26 de abril, pois era domingo de páscoa! Compareceram não só os comandantes e suas tripulações, mas também muitos nativos curiosos atraídos pelo ritual.
Dias depois Cabral seguiu viagem para as Índias, mas deixaram aqui no Brasil dois degradados - condenados por crimes em Portugal - que meses depois foram resgatados e deram contribuições importantes aos portugueses, sobre o que aqui tinham visto e aprendido.
Comments