Atualmente, questiona-se o caso da descoberta do Brasil. O que se coloca em dúvida é que Cabral não chegou juntamente com sua esquadra por causa das correntes de vento, e sim, porque já existia uma intenção em mudar o rumo da viagem e tomar posse de terras que os portugueses já sabiam da existência.
Com isso, o Brasil não foi descoberto em 22 de Abril de 1.500, e sim, foi invadido pelos portugueses.
Em 1.492, oito anos antes de Cabral chegar ao Brasil, o navegador Cristóvão Colombo, já havia descoberto a América, a mando da Espanha, e registrou em seus manuscritos (documentos escritos a mão), a existência de outras terras ao sul (América do Sul).
Na época do descobrimento da América, Espanha e Portugal tinha os melhores navegadores do mundo e a briga entre eles pela posse dessas ficou cada vez maior.
Então, foi necessário um acordo entre os dois países, dividindo as terras da América entre eles. Assim, em 1.494, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas.
Através do Tratado de Tordesilhas, foi traçada uma linha imaginária dividindo o mundo em duas partes iguais. As terras descobertas do lado esquerdo (oeste) seriam da Espanha, enquanto que as terras descobertas do lado direito (leste) seriam de Portugal.
E uma parte do Brasil ficava do lado dos portugueses.
E foi assim que, o Rei de Portugal, Dom Manuel, resolveu aproveitar a viagem de Cabral até as Índias para comprar as especiarias e outros produtos, para desviar-se um pouquinho de sua rota, e tomar posse das terras do sul da América, que mais tarde se chamaria Brasil.
Curiosidades sobre o Descobrimento da América
Ao contrário do que pensamos, Colombo não era espanhol. O descobridor nasceu na cidade italiana de Gênova. Seu nome em italiano é Cristóforo Colombo.
A parte da América aonde Colombo chegou em 1.492 foi a América Central.
A primeira terra onde ele desembarcou, foi batizada de San Salvador. Fica onde hoje está localizado o país Bahamas, no Caribe.
A terra descoberta recebeu o nome de América, em homenagem a outro navegador italiano, Américo Vespúcio, que realizou muitas viagens marítimas a serviço de Portugal e Espanha.
As três caravelas que levaram Colombo até a América chamavam-se Santa Maria, Pinta e Niña.
Comments