A escravidão no Brasil foi, sem dúvida, um dos momentos mais tristes de nossa história.
Foram os escravos que produziram todas, ou quase todas as riquezas da América.
No início, os portugueses escravizaram os índios, mas aos poucos, foram substituídos pelos africanos, por estes se adaptarem melhor ao trabalho pesado, realizado na Colônia.
O comércio de escravos trouxe muito lucro para os europeus. A presença de escravos negros na América começou em torno do ano de 1.500.
O transporte da África para o Brasil era feito em porões dos navios negreiros. Amontoados, em condições desumanas, muitas vezes morriam durante a viagem, tendo seus corpos jogados ao mar.
Nas fazendas de açúcar, os escravos eram tratados da pior forma possível. Trabalhavam de sol a sol, recebendo apenas trapos de roupas e alimentação de péssima qualidade.
Passavam a noite em senzalas, galpões escuros, úmidos e com pouca higiene, acorrentados, para evitar fugas.
Eram castigados fisicamente constantemente, sendo o açoite o castigo mais comum no Brasil.
Alguns escravos conseguiram sua liberdade juntando alguns trocados por toda a vida, e comprando a Carta de alforria.
Muitos escravos também buscavam a liberdade fugindo das fazendas e formando aldeias dentro das matas e florestas. Eram os famosos Quilombos. Nos quilombos, milhares de escravos fugidos vivam livres, caçavam, plantavam seus alimentos e podiam exercer seus costumes, religião e falar sua própria língua.
Muitas pessoas eram contra a escravidão no Brasil e lutavam incansavelmente para libertar os escravos. Elas eram chamadas de abolicionistas.
Com o tempo, foram surgindo algumas leis em favor dos escravos, a primeira, a que proibia a entrada de novos escravos no Brasil. A Lei Eusébio de Queirós.
A Lei do Ventre Livre tornava livre todo filho de escravo que nascesse a partir da data da criação desta lei. Depois, a Lei Sexagenária, que tornava livre todos os escravos com mais de 60 anos.
Somente em 13 de Maio de 1.888, a Princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II, assinou Lei Áurea, que libertava todos os escravos do Brasil.
コメント