A família Real portuguesa nunca tinha vindo visitar o Brasil, desde o descobrimento.
Em 1.807, houve uma guerra entre Portugal e França, e os franceses invadiram Portugal.
Pra fugir dessa guerra, a família real portuguesa e muitas pessoas da nobreza resolveram fugir para se refugiar no Brasil.
Nessa época, quem governava Portugal era o príncipe Dom João, em nome de sua mãe, a rainha Dona Maria I, que estava muito doente.
A família real chegou ao Brasil em janeiro de 1.808, sendo recebida em Salvador, na Bahia, com muita festa, e onde passaram mais de um mês, até mudarem-se definitivamente para o Rio de Janeiro.
Com a permanência da realeza no Brasil, muitos benefícios foram surgindo no nosso país, pois o Rio de Janeiro tornou-se a sede do governo de Portugal e ganhou prestígio internacional.
O príncipe Dom João autorizou a entrada de navios vindos da Inglaterra, para trazer produtos e fazer comércio com os brasileiros.
Também neste período foram criadas no Brasil, uma universidade, uma biblioteca pública, e foi organizado o Exército Brasileiro.
Em 1.816, a rainha Dona Maria I morre, e seu filho torna-se o Rei de Portugal, com o título de Dom João VI.
Em 1.821, Dom João é obrigado a voltar para Portugal, sob o risco de perder o trono, porém, deixa seu filho Dom Pedro, para governar o Brasil, como príncipe regente.
Comments