Alimentos construtores – Ajudam na construção do nosso corpo.
Os alimentos considerados construtores são os alimentos ricos em proteínas e sais minerais, como os de origem animal (carne, frango, peixe, ovos e queijos), bem como algumas leguminosas que também possuem quantidades bem significativas de proteína, como lentilha, feijão e ervilha. A proteína é essencial para o crescimento, sendo responsável pela formação e manutenção dos tecidos do nosso organismo que se desgastam diariamente.
Alimentos energéticos – Produzem energia para o funcionamento do corpo.
Conforme o próprio nome diz, os alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia para que o corpo realize as atividades diárias, inclusive enquanto dormimos. Os carboidratos são os energéticos mais conhecidos e estão em quase todos os tipos de alimentos, mas só são considerados dessa categoria aqueles que possuem forte concentração de carboidrato.
Quando consumidos em exagero, se transformam em gordura no organismo e ficam armazenados, propiciando o aumento de peso e o surgimento de doenças cardiovasculares. Os carboidratos ideais para o consumo são os presentes em alimentos como os cereais, raízes e tubérculos (mandioquinha, mandioca, inhame). Há também os alimentos superenergéticos, que devem ser consumidos com moderação, pois são compostos por óleos e gorduras. Se forem consumidos exageradamente podem aumentar substancialmente o colesterol ruim e levar ao desenvolvimento de doenças do coração.
Alimentos reguladores – Regulam o funcionamento do corpo e previnem doenças.
Comments