A história desta data comemorativa tem mais de 2.500 anos.
Surgiu entre um povo muito antigo, os Celtas, que acreditavam que, no último dia do verão, 31 de outubro, os espíritos saíam do cemitério, para tomar posse dos corpos dos vivos.
Para assustar esses fantasmas, os Celtas colocavam nas casas, objetos assustadores, como caveiras, ossos decorados, entre outros. Acendiam fogueiras e lanternas para fastar esses seres e saíam fantasiados, para evitar serem reconhecidos por eles.
Muito tempo depois, essa festa passou a ser chamada Dia das Bruxas e foi proibida pela igreja católica, por ser considerada uma festa pagã, ou seja, de pessoas sem religião, sem batismo.
Para mudar os costumes, a igreja criou o Dia de Todos os Santos, em 1° de novembro, e o Dia de Finados, em 2 de novembro.
O Halloween hoje é muito comemorado nos Estados Unidos, onde as pessoas saem às ruas fantasiadas e as crianças vão de casa em casa pedindo doces e balas, com a famosa brincadeira do "Travessuras ou gostosuras".
Como essa festa não faz parte da cultura e tradição do povo brasileiro, aqui no Brasil, foi adotado o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, figura muito querida do nosso folclore.
Opmerkingen