Geografia é uma ciência que estuda o espaço terrestre ocupado pelo homem, e toda relação do homem com o meio ambiente, ou seja, como o homem utiliza o solo, a vegetação, a água do planeta e tudo que nele existe.
Hidrografia é a uma parte da geografia que iremos estudar esse ano. Ela estuda as águas do planeta, como os oceanos, mares, geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas.
A hidrografia brasileira é muito rica. Além de ser banhado pelo Oceano Atlântico (mar), o Brasil é cortado por muitos rios e possui cerca de 12% (doze por cento) da água doce de todo o planeta.
Um dos principais rios do Brasil é o Rio São Francisco, carinhosamente chamado de "Velho Chico", e é um rio totalmente brasileiro, que corta cinco estados, entre eles, o de Pernambuco.
Hidrografia do Recife
Recife é conhecida como a "Veneza Brasileira". Veneza é uma famosa cidade italiana que também é cercada de água e pontes, como o Recife.
Os principais rios que banham o Recife são os rios Capibaribe e Beberibe. Esses dois rios se encontram no centro da cidade e deságuam no Oceano Atlântico.
A mistura da água salgada do mar, com a água doce dos rios dão origem aos manguezais, um dos mais importantes ecossistemas brasileiro, ou seja ambiente de diversos tipos de plantas e animais.
No mangue são encontrados caranguejos, siris, camarão, várias espécies de peixes e aves, entre outros animais.
Muitas famílias ribeirinhas do Recife sobrevivem e retiram seu sustento dos mangues. Também dos mangues são extraídos para consumo e para venda o sururu, ostras, mariscos e outros alimentos.
Exercício
1. Responda de acordo com o texto :
a) O que estuda a geografia?
b) Como se chama a parte da geografia que estuda as águas do planeta? Onde podemos encontrar essas águas?
c) Qual o nome do oceano que banha o Brasil?
d) Escreva o nome de um importante rio da hidrografia brasileira:
e) Quais os dois principais rios que banham o Recife?
f) Que ecossistema é formado pelo encontro das águas dos rios com o mar? Cite alguns animais que vivem nesse ecossistema:
Mais informações:
Comments