top of page
Buscar
Foto do escritorTia Sil®

Independência do Brasil

Atualizado: 6 de set. de 2023





Um dos principais acontecimentos da história do Brasil foi a sua independência, realizada pelo príncipe regente Dom Pedro, em 7 de setembro de 1.822. Este acontecimento, marcou o fim do domínio da coroa portuguesa sobre o território brasileiro.

De 1.808 à 1.821, a família real portuguesa viveu no Brasil. Com a volta de Dom João VI à Portugal, seu filho, Pedro de Alcântara, permaneceu como príncipe regente no Brasil.

Durante seu governo no Brasil, Dom Pedro tomou decisões que muito desagradaram a Corte Portuguesa, que passou a exigir sua volta para Portugal.

Por outro lado, muitos brasileiros pediam que ele ficasse e libertasse o Brasil de Portugal. Dom Pedro também contava com o apoio da princesa Leopoldina, sua esposa.

Dom Pedro decretou que nenhuma ordem que viesse de Portugal seria cumprida, sem sua autorização. Portugal então, enviou um documento exigindo a volta imediata de Dom Pedro, sob ameaça de uma invasão militar, caso essa exigência não fosse cumprida.

Ao tomar conhecimento desse documento, Dom Pedro declarou a independência do Brasil, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1.822.

Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas e Dom Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de Dom Pedro I.

O reconhecimento de Portugal só veio em 1.825, em troca de uma indenização de 2 milhões de libras.




Brasil Império



O Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e seu filho, Dom Pedro II. Esse período foi chamado de Primeiro e segundo reinado.

Houve ainda o período regencial, entre os dois reinados.





Primeiro Reinado


1.822 até 1.831, período em que Dom Pedro I governou o Brasil.

Dom Pedro mostrou-se um imperador muito autoritário, não sendo aprovado pelo povo e causando muitas revoltas, críticas e conflitos.

Em 1.831, ele parte para Portugal, abrindo mão do trono em favor do seu filho Pedro, que na época tinha apenas 5 anos.



Período Regencial



Enquanto o filho de Dom Pedro I não atingia a maior idade para assumir o trono, o poder fica nas mãos de políticos de confiança de Dom Pedro, assim como os cuidados com o principezinho que estudava muito e aprendia diversas línguas, artes, esgrima, equitação e outras ciências, preparando-se para tornar-se um rei.

Com 15 anos, Pedro é declarado maior de idade e torna-se o segundo imperador do Brasil, com o título de D. Pedro II.



Segundo Reinado


Dom Pedro II governou o Brasil por 49 anos, até o ano de 1889, quando foi proclamada a república.

Conquistou a simpatia e confiança dos brasileiros e fez o Brasil crescer e se desenvolver bastante durante seu governo.

Era contra a escravidão e durante seu governo surgiram leis que beneficiaram os escravos.

Dom Pedro defendeu o país do ataque estrangeiro, fortalecendo o exército e a marinha brasileira.

Em seu governo, o Brasil começou a exportar o café. Surgiram as estradas de ferro, foi fundado o Banco do Brasil, o Jardim Botânico, a Biblioteca Nacional, entre muitas outras melhorias.

Sua filha, a Princesa Isabel, assinou a Lei Áurea, em 1.888, libertando todos os escravos no Brasil, o que fez com que Dom Pedro II perdesse o apoio dos fazendeiros e barões do café.

Este foi um dos motivos que levaram à proclamação da República e ao fim do Brasil Reinado.





30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page