Um dos principais acontecimentos da história do Brasil foi a sua independência, realizada pelo príncipe regente Dom Pedro, em 7 de setembro de 1.822. Este acontecimento, marcou o fim do domínio da coroa portuguesa sobre o território brasileiro.
De 1.808 à 1.821, a família real portuguesa viveu no Brasil. Com a volta de Dom João VI à Portugal, seu filho, Pedro de Alcântara, permaneceu como príncipe regente no Brasil.
Durante seu governo no Brasil, Dom Pedro tomou decisões que muito desagradaram a Corte Portuguesa, que passou a exigir sua volta para Portugal.
Por outro lado, muitos brasileiros pediam que ele ficasse e libertasse o Brasil de Portugal. Dom Pedro também contava com o apoio da princesa Leopoldina, sua esposa.
Dom Pedro decretou que nenhuma ordem que viesse de Portugal seria cumprida, sem sua autorização. Portugal então, enviou um documento exigindo a volta imediata de Dom Pedro, sob ameaça de uma invasão militar, caso essa exigência não fosse cumprida.
Ao tomar conhecimento desse documento, Dom Pedro declarou a independência do Brasil, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1.822.
Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas e Dom Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de Dom Pedro I.
O reconhecimento de Portugal só veio em 1.825, em troca de uma indenização de 2 milhões de libras.
HISTÓRIA ''INDEPENDÊNCIA DO BRASIL'' - SEMANA DA PÁTRIA [EDUCAÇÃO INFANTIL) 07 DE SETEMBRO (youtube.com)
Brasil Império
O Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e seu filho, Dom Pedro II. Esse período foi chamado de Primeiro e segundo reinado.
Houve ainda o período regencial, entre os dois reinados.
Primeiro Reinado
1.822 até 1.831, período em que Dom Pedro I governou o Brasil.
Dom Pedro mostrou-se um imperador muito autoritário, não sendo aprovado pelo povo e causando muitas revoltas, críticas e conflitos.
Em 1.831, ele parte para Portugal, abrindo mão do trono em favor do seu filho Pedro, que na época tinha apenas 5 anos.
Período Regencial
Enquanto o filho de Dom Pedro I não atingia a maior idade para assumir o trono, o poder fica nas mãos de políticos de confiança de Dom Pedro, assim como os cuidados com o principezinho que estudava muito e aprendia diversas línguas, artes, esgrima, equitação e outras ciências, preparando-se para tornar-se um rei.
Com 15 anos, Pedro é declarado maior de idade e torna-se o segundo imperador do Brasil, com o título de D. Pedro II.
Segundo Reinado
Comments