top of page
Buscar
Foto do escritorTia Sil®

Matemática



A matemática está em tudo que fazemos em nossa vida.

É muito comum crianças dizerem que não gostam de matemática.

Hoje nós começamos a aula conversando sobre a presença da matemática em nosso dia a dia, em tudo que fazemos.

Também conversamos sobre o raciocínio que torna o homem diferente de todos os outros animais, e que a matemática nos desafia a raciocinar para resolver problemas do nosso cotidiano.

Então, para começar o estudo da matemática neste ano letivo, levei aos alunos alguns desafios.



Desafio 1




Desafio 2





Desafio 3




É muito comum a dificuldade das crianças em raciocinar par descobrir o resultado dos problemas. Elas procuram a resposta mais obvia e fácil.


No desafio 1, a maioria respondeu que eram 14 crianças: 6 meninos, 6 meninas e os pais. Eu chamei então 6 meninos e 6 meninas para representar estes irmãos, e uma dupla para representar os pais. Nós contamos 14 pessoas. Eles acharam que tinham acertado o problema. Então, peguntei a cada menino quantas irmãs ele tinha. A resposta foi 6. Então, relemos o problema e verificamos que lá diz que cada menino tem apenas uma irmã. Pedi então que 5 meninas sentassem. Refiz a pergunta. E depois a recontagem.

No desafio 3, a maioria também concluiu que a idade da irmã fosse 5, pois, ela tinha metade da idade do irmão. Fomos contando ano a ano quantos anos cada irmão ia completando até concluir que, o mais velho teria 10 e a mais nova teria 7. Verificamos a diferença de idade entre eles, que é de 3 anos.


Ao refletir melhor e conversar sobre a resolução de cada desafio, as crianças deram boas risadas, e foram se mostrando mais interessadas e esforçadas em descobrir a resposta do desafio seguinte.


É assim que pretendo trabalhar a matemática este ano, desafiando o aluno a pensar, raciocinar, e descobrir o prazer de desvendar os desafios da matemática.




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page