Sem a escrita nós não conheceríamos a história da humanidade, pois é pela escrita que registramos os acontecimentos para que as futuras gerações possam tomar conhecimento.
📷
As primeiras tentativas de criar sistemas de escrita surgiram milhares de anos antes de Cristo.
As primeiras inscrições eram feitas por desenhos e representavam coisas simples do dia a dia.
Os gregos e os romanos deram grande contribuição para os alfabetos usados no mundo inteiro.
A palavra alfabeto vem do grego "Alpha" e "Beta", as duas primeiras letras do alfabeto grego, que correspondem às letras A e B do nosso alfabeto.
O nosso alfabeto é chamado de "Alfabeto Latino" que é formado de 26 letras, sendo 5 vogais e 21 consoantes.
Você sabe qual a diferença entre as vogais e consoantes?
As vogais são letras cujo som passa livremente pela boca, sem obstrução.
As consoantes são letras que necessitam de obstrução dos lábios ou da língua, para serem pronunciadas.
O alfabeto possui formas diferentes de ser representado. Quando escrevemos manualmente, no caderno, usamos a letra cursiva. Mas, também percebemos uma forma diferente de representar a letra do alfabeto por computadores e máquinas, que chamamos de letra de imprensa e também tem a letra grande e maiúscula usada para chamar a atenção em cartazes, que chamamos de letra bastão.
CURSIVA MAIÚSCULA
CURSIVA MINÚSCULA
Ordem Alfabética
Para facilitar a busca por palavras, nomes de pessoas e coisas em uma lista elas são organizadas em ordem alfabética, ou seja, na mesma ordem das letras do alfabeto.
Já imaginou como seria difícil encontrar uma palavra no dicionário, se elas ficassem todas misturadas? As listas de alunos em uma chamada ou a relação de alunos aprovados em um vestibular, também ficam em ordem alfabética.
Comments