top of page
Buscar
Foto do escritorTia Sil®

ORIGEM DO COMÉRCIO E DO DINHEIRO

Atualizado: 8 de jan. de 2021


No passado, as pessoas produziam coisas somente para o seu próprio sustento, como arroz, feijão e outras mercadorias. Quando produziam determinados produtos em excesso, elas resolviam trocar, entre a comunidade, o excedente.


Por exemplo, eu produzi muito arroz e você muito milho. Para não perder essa produção excedente, trocamos um pouco de milho por um tanto de arroz. Essa forma de troca ficou conhecida como escambo. Nessa época não existiam as moedas e o dinheiro de papel, como conhecemos atualmente.





Com o tempo, determinadas mercadorias, por sua importância à sociedade, passaram a ser mais valorizadas e com isso ficaram conhecidas como moedas-mercadoria. As principais eram o gado e o sal (que servia para a conservação dos alimentos). Aliás, o termo salário surgiu disso. Na Roma Antiga, a forma de pagamento dos soldados era realizada através do sal.


Entretanto, com o decorrer dos anos, essa forma de negociação não foi dando certo, pois não havia como guardar essa “riqueza”, já que os alimentos eram perecíveis (se decompõem ou estragam com o tempo).


A melhor forma de conseguir guardar e acumular riqueza foi com a descoberta do metal, no início com o cobre, ouro, prata e bronze. Depois de um tempo, houve uma padronização no formato e tamanho desses metais.





Assim, seu valor era definido pelo tipo de metal da moeda, por exemplo, o ouro vale mais que a prata, que vale mais que o cobre. Para evitar falsificação do metal, passou-se a cunhar (imprimir desenhos) na face das moedas o seu real valor.


Com o tempo, surgiu a dificuldade em guardar e transportar moedas em quantidade. A tarefa de guardar o dinheiro das pessoas era dos bancos. Em troca, davam ao indivíduo um recibo com o valor da quantia guardada. Foi assim que teve início as cédulas (dinheiro em papel).


No Brasil, os primeiros recibos foram emitidos pelo Banco do Brasil em 1.810 e tinham seu valor preenchido à mão, como é feito com os cheques.


Atualmente, quase todos os países possuem seus bancos centrais, que são encarregados de emitir cédulas e moedas.


A Casa da Moeda é a instituição brasileira responsável pela impressão do dinheiro. Nossa moeda é o Real, que pode ser encontrado na forma de cédulas e moedas.



EXERCÍCIO


1. Como as pessoas faziam para obter coisas e alimentos, quando ainda não existia o dinheiro?


2. Como se chamava essa forma de conseguir os produtos pela troca?



3. De onde veio a palavra salário?


4. Que metais passaram a ser usados como moeda?


5. O que foi feito para evitar a falsificação de moedas?


6. Como eram os primeiros dinheiros de papel?


7. Onde o dinheiro brasileiro é fabricado? Qual o nome da nossa moeda?


8. Quais os valores de cédulas que estão em circulação hoje no Brasil?

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page