top of page
Buscar
Foto do escritorTia Sil®

Proclamação da República

Atualizado: 16 de nov. de 2021






A República, é uma forma de governo democrática, que tem como objetivo atender aos interesses dos cidadãos. Nessa forma de governo o povo elege seus governantes através do voto. Este é o regime de governo que vigora no Brasil atualmente.


Mas, nem sempre foi assim, pois entre 1.822 e 1.889, o regime de governo no Brasil era a Monarquia. Durante este período o Brasil foi governado por dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.


Durante o período monárquico no Brasil, houveram vários movimentos da população para mudar o regime de governo para republicano.


Entre eles, a Inconfidência Mineira, em Minas Gerais, a Confederação do Equador, em Pernambuco e a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Porém, todas essas revoltas foram derrotadas.


A insatisfação estava presente em todas as classes sociais. Com a libertação dos escravos em 1.888, os fazendeiros ficaram muito descontentes e exigiram que o imperador Dom Pedro II pagasse uma indenização pelos prejuízos sofridos. Aos poucos também, os militares foram se revoltando contra o império.


Assim, a proclamação da república foi um acontecimento que contou com a participação de muitos brasileiros, entre eles os abolicionistas, fazendeiros, jornalistas, padres e militares.


Na manhã de 15 de novembro de 1.889, o Marechal Deodoro da Fonseca, principal líder do Exército Brasileiro na época, resolveu comandar a tomada do governo, declarando proclamada a república brasileira e o fim do período imperial.


Dom Pedro II e sua família deixaram o Brasil, partindo para a Europa e o Marechal Deodoro da Fonseca, tornou-se o primeiro presidente da república do Brasil.





Pedro de Alcântara e sua família seguiram para o exílio na Europa. Antes de partir, ele escreveu uma pequena carta de despedida ao povo brasileiro:


“A vista da representação escrita, que me foi entregue hoje, às 3 horas da tarde, resolvo, cedendo ao império das circunstâncias, partir, com toda a minha família, para a Europa, deixando esta Pátria, de nós tão estremecida, à qual me esforcei por dar constantes testemunhos de entranhado amor e dedicação, durante quase meio século em que desempenhei o cargo de chefe de Estado. Ausentando-me, pois, com todas as pessoas de minha família, conservarei do Brasil a mais saudosa lembrança, fazendo os mais ardentes votos por sua grandeza e prosperidade."

Rio de Janeiro, 16 de novembro de 1889. D. Pedro de Alcântara.”

219 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page