top of page

Reflexões sobre as redes sociais e a linguagem usada na Internet

  • Foto do escritor: Tia Sil®
    Tia Sil®
  • 27 de out. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2020




O avanço das tecnologias traz diversas novidades não apenas para os meios de comunicação, mas também para a linguagem. Você já parou para pensar o quanto a comunicação passou por diversas transformações graças à chegada da informática?



Se antes enviávamos cartas pelos Correios, hoje enviamos e-mail, que nada mais é do que um tipo de carta virtual que dispensa o papel e a caneta.

Se antigamente enviávamos mensagens de SMS no celular, hoje utilizamos o WhatsApp, o Messenger, o Instagram e outras redes sociais para deixar um recado para nossos amigos.

Mas, é importante observar que, embora os meios tenham sido modernizados, a forma como nos expressamos e de como escrevemos continuam seguindo regras para um bom diálogo entre os usuários.




Não, ou naum?


Pois é, então a ideia é adaptar as palavras de forma que fique mais fácil de escrever? OK. Mas por que raios alguém aumenta uma palavra como “não”, escrevendo com uma letra a mais, “naum”? E porque “é” fica “eh”?

Simples, porque assim não é preciso colocar acento.

O acento está em diferentes locais de acordo com cada teclado, além de ser necessário pressionar dois botões em muitos acentos.

Por isso, transformar em uma palavra sem acento fica muito mais rápido, fácil e tranquilo de escrever. Exatamente a lógica do internetês. Isso acontece também na criação de palavras novas, conforme veremos mais à frente.

Vamos aprender internetês!




Para rir um pouquinho...



Como deveria ter sido escrita a mensagem enviada pela chefe de Nino?

 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

© 2023 por Amante de Livros. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page