Desde 2.017, o dia 6 de Março tornou-se feriado no Estado de Pernambuco. Comemoramos a Data Magna. O termo data Magna significa que a data comemorativa é a de maior importância local.
O dia 6 de Março tem grande significado histórico para os pernambucanos, porque nesta data, no ano de 1.817, houve uma revolução em nosso Estado, que lutava pelo fim do domínio português e para tornar-se uma república independente.
Nesta época, a Família Real Portuguesa vivia no Brasil, desde 1.808, e o povo pagava alto impostos para sustentá-la.
Esse movimento uniu povos dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, para formarem uma república independente do restante do Brasil.
Durante 75 dias, a República de Pernambuco viveu como um país livre, chegando a criar seu governo provisório, uma bandeira, suspendendo o pagamento de impostos para Portugal, dando liberdade religiosa e de imprensa.
O Rei Dom João reagiu enviando tropas armadas à Pernambuco e outros estados envolvidos. A maioria dos revoltosos morreram lutando pela liberdade, os líderes foram presos e condenados a morte. Um novo governador assumiu a capitania de Pernambuco, que, como punição, perdeu uma boa parte de seu território.
O Brasil só se separou de Portugal cinco anos depois, através de Dom Pedro I.
Apesar de ter fracassado, este movimento foi de grande importância para os pernambucanos, e pra todo Brasil, por ser uma demonstração de bravura, coragem e capacidade de luta do nosso povo.
A bandeira da república pernambucana inspirou a nossa atual bandeira de Pernambuco. Na época, com três estrelas, que representavam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Comments