A revolução de 1.817 foi um movimento que aconteceu na capitania de Pernambuco, durante o período colonial. Este movimento tinha o objetivo de separar Pernambuco do restante do Brasil e toná-lo uma república.
As causas da revolta são muitas, mas, podemos citar algumas das mais importantes:
- A vinda da família Real para o Brasil, que gerou um grande aumento na cobrança de impostos, para bancar o luxo da família Real e os gastos com seus convidados, bem como para financiar a implantação da iluminação pública no rio de Janeiro.
- Dom João nomeou vários portugueses para cargos públicos e militares, prejudicando a elite brasileira e causando desempregos do povo nativo.
- A grande seca que havia atingido Pernambuco no ano anterior, 1.816, gerando fome e miséria, e uma queda na produção de açúcar e algodão, fazendo com que Pernambuco sofresse com a concorrência na venda desses produtos.
A revolução teve início em 6 de março de 1.817, quando um grupo de rebelados, entre eles o capitão José de Barros Lima, conhecido como "O Leão Coroado", toma o Recife à força, prendendo os principais líderes do governo, entre eles, o governador da Capitania.
Proclamaram a República Pernambucana em 7 de março, com o apoio de vários padres, entre eles o Frei Caneca, ficando esta luta também conhecida como Revolta dos Padres.
A revolução espelhou-se por outras capitanias vizinhas, e alcançou a Paraíba, o Rio Grande do Norte e o Ceará.
Form 75 dias de república pernambucana, que fracassou por falta de apoio das capitanias vizinhas e por falha na organização militar.
Os líderes foram presos ou mortos e documentos foram destruídos por ordem do rei, para evitar novas revoltas.
Comments