top of page
Buscar

13 de junho, Dia de Santo Antônio - O Santo Casamenteiro

Foto do escritor: Tia Sil®Tia Sil®


Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua, nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1.195.


O dia de Santo Antônio é comemorado em 13 de junho, por ser a data de sua morte. Ele morreu na Itália em 13 de junho de 1.231, com 36 anos.


No Brasil, Santo Antônio é conhecido como o Santo Casamenteiro, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do seu dia.


Segundo a crença popular brasileira, neste dia, as pessoas que desejam se casar ou conseguir um namorado, preparam simpatias ou fazem promessas para Santo Antônio, acompanhadas de orações.


Apesar de ter nascido em família rica, Antônio, que na verdade se chamava Fernando, abriu mão de sua riqueza para dedicar-se aos pobres.


Santo Antônio ficou conhecido por ser um bom pregador, pela sua capacidade de falar de forma simples, diretamente para o povo, e também por ajudar as moças pobres e solteiras a conseguir um dote e um enxoval para poder se casar.


Ele tinha grande amor pelo Menino Jesus, e declarou tê-lo visto várias vezes durante suas orações. Por esse motivo, a sua imagem é representada carregando o Menino Jesus no colo.



CURIOSIDADES:


Santo Antônio fez vários milagres em vida e um dos mais famosos é o da pregação aos peixes. Quando o santo estava na Itália, se dirigiu a cidade de Rimini para evangelizar os hereges. Como não foi ouvido passou a falar da palavra de Deus para os peixes que prontamente apareceram com as cabeças fora d'água.


Também quando fez um sermão sobre a presença de Cristo na eucaristia, um homem, dono de um burro de carga, se pôs a burlar do santo. Este o desafiou pedindo que trouxesse o animal e que ele saberia reconhecer quem estaria contido na hóstia.

Imediatamente, trouxeram o burro e puseram um pouco de capim para que fosse atraído pelo alimento. Quando Santo Antônio mostrou-lhe a hóstia, o animal imediatamente se ajoelhou, fazendo uma reverência ao sacramento.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Corpo Humano

Comments


bottom of page