LEITURA:
Uma Grande Descoberta
Hoje eu achei a aula de Português o "maior barato". A professora Adriana colocou no quadro várias gravuras de pessoas, paisagens, animais e objetos e perguntou o que estávamos vendo. No começo achei a pergunta sem graça, mas depois entendi direitinho onde ela queria chegar.
Pediu que inventássemos nomes para aquelas pessoas, animais e para os lugares. Logo dei o nome de Raul a uma figura de homem parecida com meu pai. Também dei o nome de Gabi para a figura de uma gatinha marrom, e chamei de Paraíso Azul a imagem de uma linda cidade onde tinha uma praia.
Depois, ela nos explicou que os nomes dados às pessoas, aos animais de estimação, aos lugares como cidades, países, ruas e bairros, são nomes que pertencem apenas aqueles seres, ou alguns poucos seres iguais, por isso são chamados NOMES PRÓPRIOS ou SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS e devem ser escritos sempre, começados por letras maiúsculas.
Ela disse também que NOMES dados a todos seres da mesma espécie e objetos são NOMES COMUNS ou SUBSTANTIVOS COMUNS e não precisam ser escritos com letras maiúsculas, a menos que comecem uma frase.
Fizemos muitas atividades de dar nomes as coisas e seres, e também brincamos da Adedonha. Todos nós aprendemos o assunto da aula, pois aprender brincando é muito legal e divertido.
(Texto adaptado)
Copie e leia...
Comments