O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco, ou seja, dependência em cigarro.
São muitos os males que o cigarro causa no organismo do usuário, e até as pessoas que convivem com fumantes, chamadas de fumantes passivos, podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo.
O cigarro é feito de tabaco, substância retirada de uma erva cujo nome científico é Nicotiana tabacum.
Sabe-se, hoje, que o cigarro contém mais de 4500 substâncias tóxicas, entre elas o alcatrão, e outras que são radioativas, como o urânio. Dessas, 43 são comprovadamente cancerígenas.
Devemos lembrar que o Brasil permite a fabricação e comercialização do cigarro, graças aos milhões em impostos arrecadados, porém, a nicotina, presente no cigarro, é uma droga extremamente viciante, que causa dependência física e psicológica. No Brasil, o tabagismo é responsável por mais de 120 mil mortes por ano.
Assim que é tragada, a fumaça provoca alterações no organismo, como o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, com o passar do tempo, a pessoa poderá desenvolver problemas do coração, podendo chegar a ter um infarto.
Vamos conhecer alguns dos males provocados pelo cigarro:
- Câncer da boca, laringe, esôfago, pulmão, intestino, mama, próstata, entre outros...
- Bronquite, amigdalite, estomatite, catarata, problemas nos dentes e gengivas, tuberculose, aborto, etc...
- Infarto, angina e hipertensão, etc...
Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil é largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco. Para abandonar o vício, são necessárias algumas atitudes, como procurar ajuda profissional, pois pode ser necessário o uso de medicamentos que controlem a síndrome de abstinência, bem como requer a determinação e força de vontade do paciente.
Kommentare