Vegetação é o conjunto de plantas de uma região.
A vegetação de cada lugar é diversificada pelas diferenças de clima, temperatura, umidade, etc..
O Recife tem em sua vegetação, áreas de Mata Atlântica e manguezais.
As principais reservas de Mata Atlântica do Recife estão localizadas em:
Parque de Dois Irmãos;
Mata do Engenho Uchôa;
Mata de Dois Unidos;
Mata Engenho São João (Várzea).
Jardim Botânico do Curado.
MATA ATLÂNTICA
A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte do litoral brasileiro e tem este nome por causa do Oceano Atlântico que banha nosso país.
Ela encontra-se em processo de extinção desde a chegada dos portugueses, em 1.500, com a exploração do pau-brasil até os dias de hoje, por conta do corte ilegal de árvores, do crescimento imobiliário e do crescimento da poluição ambiental.
Fazem parte da Floresta Atlântica de Pernambuco diversas espécies como: pau-brasil, ipê, palmeiras, cajueiros, jacarandá, peroba, babaçu, etc...
Entre as capitais do Brasil, Recife é a terceira que mais preserva Mata Atlântica,
MANGUEZAIS
O manguezal é um uma vegetação típica do litoral, que se forma em locais em que um rio deságua no mar. As águas do rio e do mar se misturam e aí se desenvolve intensa vida vegetal e animal. As árvores dos manguezais tem adaptações muito especiais, que lhes dão um aspecto estranho e muito diferente das árvores terrestres. Associada com as árvores ou solo dos manguezais, desenvolve-se uma fauna muito especializada, formada principalmente por caranguejos, siris, aratus, sururus, camarões, ostras e alguns peixes, que vivem no manguezal até crescerem e estarem prontos para se lançar ao mar.
O Brasil é o segundo país no mundo em área costeira ocupada por manguezais. Este ambiente é explorado por homens e mulheres que fazem dos animais encontrados no manguezal, a sua fonte de sobrevivência.
O Parque dos Manguezais é uma zona especial de proteção ambiental situada entre os bairros do Pina, Boa Viagem e Imbiribeira, no Recife e sendo atravessado pelos rios Jordão e Pina.
Comments